Como acabar com as pontas duplas


Cada vez que nosso cabelo esta ressecado e desidratado e começa a se encher de pontas duplas…ficamos desesperadas! Nem sempre queremos cortar muito e perder o comprimento que tanto demoramos para conseguir… ainda bem que tem solução!
Cerca de 80% do cabelo é formado por queratina, proteína que constitui outras estruturas do corpo, como as unhas e pele. Sua função é deixar os fios mais fortes e saudáveis. Os outros 20% são feitos de lipídios (gorduras), água, sais minerais e outros componentes. Eles servem para dar maleabilidade e maciez aos fios. Quando os fios ficam muito quebradiços é sinal de falta de proteína, enquanto problemas com ressecamento, aspereza e pontas duplas são sinais de pouca água. Por isso a primeira indicação é, praticar uma alimentação saudável e beber muita água todos os dias.



A cutícula do cabelo é responsável por proteger os fios das agressões externas. Mas, quando ela é fragmentada, o cabelo fica com pontas duplas. Alisamento, tintura, exposição ao sol e o uso excessivo de secador, chapinha e babyliss, podem provocar essa fragmentação, que geram as pontas duplas, às vezes triplas e até quádruplas.
Agora que vocês já sabem como as pontas duplas aparecem. Vamos as dicas?
1 – Faça uma hidratação por semana.
As hidratações servem para repor a água do fio e os cremes servem como um veículo de nutrientes. As máscaras mais indicadas são as que contém vitaminas A e E, aloe vera e pantenol na fórmula, que ajudam a hidratar e recuperar a fibra capilar. Procure pelas máscaras “de hidratação intensa”.
2 – Faça Umectação e Reconstrução.
Faça uma cauterização capilar, uma espécie de hidratação finalizada com uma fonte de calor, ela consegue prender melhor a queratina no fio e faz com que o cabelo fique sem pontas duplas por mais tempo. As reconstruções são feitas a frio e como o nome já diz, serve para reconstruir a fibra capilar, elas podem ser feitas com máscaras a base de queratina e aminoácidos e uma vez por mês ou no máximo 15 dias, a queratina em excesso pode quebrar os fios. Já a umectação é feita com óleos vegetais e pode ser feita uma vez por semana, ela acaba com as pontas ressecadas e aqueles pontos brancos dos fios, que aparecem devido ao ressecamento e evita o aparecimento de novas pontas duplas. 
3 – Durma com óleo nos cabelos.
Espalhe umas três gotas de óleo nas pontas, como o de Argan, hidratante originário do Marrocos e rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, que nutrem os fios e o couro cabeludo. As fibras se regeneram melhor durante à noite, quando o corpo está em repouso, e liberam hormônios que ajudam no processo da hidratação. O óleos mais indicados são: Óleo de argan, óleo de cashmere, óleo de abacate e óleo de coco.
4 – Escolha o reparador de pontas ideal para o seu cabelo.
Ele é uma solução temporária, não trata o problema das pontas duplas. Mas disfarça o frizz e não dá para abrir mão dele. Reparadores à base de silicone são indicados para cabelos finos. Já os reparadores com óleo na formulação se dão melhor com fios mais grossos.
5 – Use um bom protetor térmico.
Se você não consegue ficar sem secador, chapinha ou babyliss. Então aplique um protetor térmico antes de da escova ou chapinha, esses produtos protegem os fios e evitam que eles fiquem ainda mais danificados.
6 – Corte as pontas regularmente.
Essa solução é a mais definitiva de todas. Se você mantiver o corte em dia, não vai precisar cortar muito, apenas alguns centímetros. Agora, quanto mais esperar, mais terá que diminuir o comprimento. O ideal é que você corte as pontinhas a cada dois meses para mantê-las bem alinhadas.
7 – Corte Bordado.
Essa dica é bem legal, a técnica permite você tirar as pontas duplas sem tirar o comprimento. Pode ser feito a cada 40 dias e em casa mesmo. Falarei o que é e como usar o corte bordado no próximo post!
Espero que tenham gostado das dicas! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Dicas para fortalecer as unhas fracas

5 truques que facilitam sua rotina de beleza para a escola

Máscara caseira para remover cravos do nariz